Psicologia Cristã

Jesus disse:"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve" (Mt 11.28-30)."

"Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. [Hebreus 4:12]

"Ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e às oposições da falsamente chamada ciência"
[1 Tm 6.20]

A BÍBLIA NO DIVÃ! Ou A Psicologia Cristã Na Bíblia? 

Ilustração do Blog A Pedra

Contradições da Psicologia Evangélica

Psicologia - O Cavalo de Tróia
Dene McGriff
O que eles não querem que você saiba

Se já existiu um cavalo de Tróia - algo que pudesse minar a Igreja e afastar o seu pensamento da Bíblia para uma base humanista - aqui está ele. Abrimos as portas de nossas igrejas, de nossas escolas bíblicas e de nossos seminários e o abraçamos. Tentamos integrá-lo aos ensinos bíblicos e conseguimos o maior, mais novo e melhor meio de tratar a condição humana - chamando-o “Psicologia Cristã”! Eu poderia abordar alguns firmes cristãos evangélicos e indagar-lhes o que eles acham da psicologia ”cristã”, tendo a certeza de que 99 em cada 100 deles me dariam uma resposta positiva. Essa porcentagem poderia até ser mais alta entre os pastores. Será que eles estão certos ou sou eu que estou simplesmente lutando contra moinhos de vento?
Continue lendo

*****************************************************************

A PSICOLOGIA E A IGREJA EVANGÉLICA

Na história da igreja evangélica, nada tem induzido os crentes ao abandono da fé na suficiência da Palavra de Deus mais do que a pseudociência do aconselhamento psicológico.
Considerem o seguinte: a igreja evangélica é um serviço mais que tudo de referência no aconselhamento por psicólogos e psiquiatras. Muitas grandes igrejas possuem psicólogos licenciados em seu quadro de funcionários. As agências missionárias estão exigindo que os seus candidatos a missionários sejam avaliados e aprovados por psicólogos profissionais licenciados, antes de serem admitidos ao serviço. Psicólogos e conselheiros cristãos tornam-se sempre mais conhecidos e respeitados pelos evangélicos do que os pregadores e professores. Quem já não ouviu falar do psicólogo Dr. James Dobson?
Continue lendo

******************************************************************

As fórmulas religiosas do valor-próprio, do amor-próprio e da auto-aceitação escorrem do tubo da televisão,
"fluem pelas ondas do rádio e seduzem através da publicidade. Do berço ao túmulo, os defensores do ego prometem a cura de todos os males da sociedade por meio de doses de auto-estima, valor-próprio, auto-aceitação e amor-próprio"
Crianças e adultos precisam realmente de auto-estima? A baixa auto-estima conduz a sérios problemas na vida? Os pais deveriam se esforçar para desenvolver a auto-estima em seus filhos? A Bíblia incentiva a auto-estima? Muitos cristãos têm suposições sobre este assunto; mas, o que diz a Bíblia? O que dizem as pesquisas?
Continue lendo

******************************************************************

Psicologia - Ciência ou Religião?
“O homem precisa ser salvo de sua própria sabedoria tanto como de sua justiça própria, pois ambas produzem uma e a mesma corrupção”
Em suas tentativas de se tornarem importantes, muitos pregadores, mestres, conselheiros e escritores promovem uma perspectiva psicológica da vida, em vez da perspectiva bíblica. O emblema da Psicologia obscurece a Cruz de Cristo e o jargão psicológico de cristãos professos contamina a Palavra de Deus. A Psicologia é um levedo sutil disseminado na Igreja. Ela tem permeado a massa e está matando de inanição espiritual as ovelhas. Ela promete muito mais do que pode dar e o que ela dá não é alimento nutritivo. Mesmo assim, multidões de cristãos professos vêem a Psicologia com respeito e admiração.
Leia no site de origem
******************************************************************

A INVASÃO DA PSICOLOGIA NA IGREJA
Por William MacDonald

A nossa época é caracterizada por uma influência da psicologia secular na igreja. Ao contrário do que vemos em 2 Timóteo 3.16-17, a Bíblia já não é suficiente para servir de base aos nossos relacionamentos de ajuda. Precisamos da psicoterapia. Já não contamos com o Espírito Santo para produzir as mudanças necessárias nas vidas dos crentes...
Leia-o no Site de origem

******************************************************************

Depressão não é Doença
Como um dos colaboradores do Curso de Autoconfrontaçã o da B.C.F. -Biblical Counseling Foundation, não pude conter a surpresa ao ler o artigo “Depressão” do querido pastor José Infante Jr., na edição de novembro nº 144 do Jornal de Apoio, onde o amado irmão afirma que a depressão é uma doença.
continue lendo

******************************************************************

Pastores psicanalistas? Essa não!
"Portanto, ó pastores, ouvi a Palavra do Senhor: Vivo eu, diz o Senhor Deus, que, porquanto as minhas ovelhas foram entregues à rapina... " (Ezequiel 34:7-8b)
"Nestes últimos anos, cresceu em vários setores humanos o interesse pela psicologia. Essa deixou de ser uma disciplina especulativa, ensinada em cursos restritos das faculdades de filosofia, para penetrar em quase todos os currículos, nos serviços de admissão ou seleção de profissional, da indústria e do comércio, do exército, da marinha da aeronáutica civil e militar "
continue lendo

******************************************************************

Psiclologia Cristã - A Cria Do Cavalo De Troia - "Que tipo de crescimento pessoal as pessoas estão procurando?
O crescimento pessoal que vai aumentar sua auto-estima, ou o crescimento pessoal que envolve negar a si mesmo e tomar a sua cruz? O crescimento pessoal que vai confirmar o valor de seus próprios egos, ou o que as tornará semelhantes à imagem de Cristo?"

A Bíblia diz, que esses tempos que estamos vivendo, seriam tempos difíceis por causa das pessoas que se tornariam amantes de si mesmas. Mas a Psicologia diz justamente o contrário; que as pessoas precisam amar a si mesma. Quem tem razão, a palavra de Deus ou os psicoterapeutas?
Será que foi por causa desses especialistas modernos, que dizem isto a mais de um século, que os tempos ficaram difíceis? Afinal, homens amantes de si mesmo são
Leia mais

******************************************************************

Psiclologia Cristã - A Cria Do Cavalo De Troia 2 - Aconselhamento Centrado no Problema ou Olhar Só Para Jesus?
“No ministério cristocêntrico, não é preciso conhecer os problemas específicos nem saber os detalhes. ...tanto a pessoa que procura ajuda quanto a que presta auxílio devem agir de modo bíblico e espiritual diante da vida. Andar segundo o Espírito é viver conforme o exemplo de vida de Cristo”
Se nenhuma condenação há para quem está em Cristo; porque devemos nos concentrar nos problemas? Não devemos esquecer do que aconteceu (passou), e avançar para as coisas que estão diante de mim, olhar para o alvo?
Os Riscos Biológicos e Bíblicos do Aconselhamento Centralizado no Problema
Leia mais

******************************************************************