sábado, 19 de maio de 2012

O PRIMEIRO PRESIDENTE GAY


A mais nova edição da Newsweek é a capa de revista a criar uma controvérsia mais recente sobre a representação de questões socialmente sensíveis, chamando o presidente Obama "O Primeiro Presidente  Gay".

A capa da revista apresenta Obama estoicamente olhando ao longe, com ele, coroado com uma auréola de arco-íris. A questão estava disponível nas bancas segunda-feira e vem menos de uma semana depois que o presidente deu uma entrevista exclusiva a ABC, onde ele afirmou que suas opiniões sobre casamento de pessoas do mesmo sexo havia "evoluído" e que estava atualmente a favor de tais uniões.

A capa era em resposta ao artigo do líder da comunidade gay e político, o escritor da Newsweek Andrew Sullivan. Em seu artigo, Sullivan fez a alegação de que em determinado registro, Obama fala que não deveria ter sido visto com nenhuma surpresa que ele saiu a favor do casamento gay.

Sullivan tem sido um defensor dos direitos homossexuais e foi uma das primeiras figuras públicas a defendem o casamento gay. Sullivan já havia escrito sobre o casamento gay em 1989, quando ele escreveu a reportagem de capa para a New Republic, "O Caso para o casamento gay."
 Sullivan explica, no artigo, que quando ouviu a notícia das declarações de Obama, ele foi levado de volta.
"E eu estava totalmente despreparado para saber como psicologicamente transformador seria no momento", disse ele.

Como nós no Facebook

A tampa rapidamente se tornou o tema de discussão em programas de informação durante muitas manhã e foi até discutido no “briefing” da imprensa da Casa Branca.

Quando perguntado, sobre o que Obama havia dito em relação à capa de revista na Casa Branca, o secretário de imprensa Jay Carney, disse: "Eu não sei se ele viu, eu não tenho falado com ele sobre isso."

Obama atraiu a ira dos conservadores que pensavam que o presidente estava usando essa questão social para seu próprio ganho político, dado que ele fez o anúncio um dia depois que a Carolina do Norte aprovou uma emenda proibindo o casamento gay.

Rev. David Pinckney, pastor da Igreja da Graça Rio de New Hampshire, disse, "não é uma questão de direitos civis, é uma questão religiosa.", "O casamento é uma instituição religiosa. Para os políticos defini-lo é condenável. É como se eles me dissessem  como eu deveria servir a comunhão no domingo", acrescentou.

Nenhum comentário: