sexta-feira, 9 de setembro de 2011

O Bom Pastor; Salmo 23 - O SENHOR É O MEU PASTOR!

"NADA ME FALTARÁ. Isso significa que não me faltará nada que me for necessário à realização da vontade de Deus na minha vida"
"O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.
Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.
Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.
Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.

NADA ME FALTARÁ. Isso significa (1) que não me faltará nada que me for necessário à realização da vontade de Deus na minha vida (3 Jo 2), e (2) que me contentarei com a provisão e o cuidado do Bom Pastor, mesmo em tempos pessoalmente difíceis, porque confio no seu amor e cuidado por mim (Jo 10.11; Fp 4.11-13)

DEITAR-ME FAZ. Porque o Pastor está presente e perto de mim, posso “deitar-me” em paz, livre de todo o medo. O Espírito Santo como o meu Consolador, Conselheiro, e Ajudador comunica-me o cuidado pastoral e a presença de Cristo (Jo 14. 16-18; 2 Tm 1.7). (1) meu descanso tranqüilo na sua presença terá lugar “em verdes pastos”, isto é, em Jesus e na Palavra de Deus, que são indispensáveis a uma vida abundante (Jo 6.32-35,63; 8.31; 10.9; 15.7); (2) “guia-me mansamente a águas tranqüilas” do seu Espírito Santo ( 1.3; Jr 2.13; Jo 7.37-39).

REFRIGERA A MINHA ALMA. Quando fico desanimado (42.11), o Bom Pastor reaviva e revigora minha alma mediante seu poder e graça (Pv 25.13). guia-me por meio do Espírito (Rm 8.14) nos caminhos por Ele escolhidos, que se conformam com seus alvos de santidade (Rm 8.5-14). correspondo obedecendo; sigo o Pastor ouvindo a sua voz (Jo 10.3,4); não seguirei “a voz de estranhos” (Jo 10.5).

TU ESTÁS COMIGO. Em tempo de perigo, dificuldade, e mesmo de morte, o crente não teme nenhum mal. Por que? Porque “tú estás comigo” em todas as situações da vida (Mt 28.20). A “vara” (um pedaço de pau curto) é uma arma de defesa ou disciplina, que simboliza a força, isto é, o poder e autoridade de Deus (Ê 21.20; Jó 9.34). o “cajado” (uma vara longa e delgada, tendo um gancho numa das extremidades) serve para trazer a ovelha para perto do pastor, para guiá-la no caminho certo, ou para removê-la em caso de perigo. A vara e o cajado de Deus nos dão certeza do seu amor e orientação em nossa vida (71.21; 86.17).

PREPARAS UMA MESA. Deus é aqui descrito como aquele que supri as necessidades de seus filhos em meio as forças do mal que procuram destruí-lo, corpo e alma (Rm 8. 31-39). (1) Apesar de o crente estar em luta diária contra Satanás e ter em volta de si uma sociedade pagã, a graça de Deus que ele recebe capacita-o a viver e se regozijar na presença de Deus (2 Co 12.9,10). Ele pode saciar-se à mesa do Senhor com fé, ação de graças e esperança, em perfeita paz, e protegido pelo sangue derramado e o corpo partido desse Bom Pastor (1 Co 11.23). (2) “Unges a minha cabeça com óleo” refere-se ao favor e benção especiais de Deus, pela unção do seu Santo Espírito no corpo, mente e espírito do crente ( Ef 5.18 nota). (3) “O meu cálice transborda”. Aqui a tradução literal é: “meu cálice tem bebida abundante”. É uma alusão ao bebedouro do pastor, que era uma pedra grande, escavada em forma de tanque, cabendo quase 200 litros de água, onde as ovelhas bebiam.

A BONDADE E A MISERICÓRDIA. “misericórdia” refere-se ao amor e a bondade de Deus. O crente, tendo consigo o Bom Pastor na peregrinação desta vida, terá sua ajuda, bondade e seu sustento constantes. Em qualquer situação o crente pode confiar que o Bom Pastor fará com que todas as coisas cooperem para o seu bem (Rm 8.28; Tg 5.11). O alvo do crente que segue o Bom Pastor e desfruta da sua bondade e misericórdia é um dia estar com Ele eternamente (1 Ts 4.17), contemplar sua face (Ap 22.4) e servi-lo para sempre na sua casa ( Ap 22.3; Jo 14. 2,3).

Nenhum comentário: