sábado, 10 de setembro de 2011

A Inerrância das Escrituras ou O 11 de Setembro; qual verdade nos interessa mais? Jesus Afirmou: “...Porque se de fato crêsseis em Moisés, também creríeis em mim;

...porquanto ele escreveu ao meu respeito. Se, porém, não credes nos seus escritos, como crereis nas minhas palavras?"

“Então (Jesus) lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escritura”

Jesus também afirmou que o Espírito Santo! “vos guiará por toda a verdade”. Antes de continuar, ore, peça a Jesus que lhes abra o entendimento e convide o Espírito Santo para tal tarefa.

“Lâmpada para os meus pés é tua palavra e luz, para o meu caminho” (Sl 119.105).

Deus disse a Jeremias: E disse-me o Senhor: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir” (Jr 1.12).

O trecho abaixo, de João 5. 39-47, em algumas versões vem com o título de "Testemunho das Escrituras", é importante porque revela o conceito de Jesus. Ele tinha pena certeza de que Moisés escrevera o Pentateuco. A lição de que os judeus necessitavam naqueles dias é a mesma que necessitamos hoje, isto é, quem não crê na inspiração e na veracidade dos escritos do AT, também não crerá nem se submeterá à autoridade das palavras de Jesus e demais escritos do NT, que dão testemunho dEle. Assim crendo, Paulo dizia: "...sirvo ao Deus de nossos pais crendo em tudo quanto está escrito na Lei e nos Profetas"

"O Testemunho das Escrituras
Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;
E não quereis vir a mim para terdes vida.
Eu não recebo glória dos homens;
Mas bem vos conheço, que não tendes em vós o amor de Deus.
Eu vim em nome de meu Pai, e não me aceitais; se outro vier em seu próprio nome, a esse aceitareis.
Como podeis vós crer, recebendo honra uns dos outros, e não buscando a honra que vem só de Deus?
Não cuideis que eu vos hei de acusar para com o Pai. Há um que vos acusa, Moisés, em quem vós esperais.
Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim escreveu ele.
Mas, se não credes nos seus escritos, como crereis nas minhas palavras?" (Jo 5.39-47).

Que este resumo abaixo lhe desperte para a mais importante doutrina bíblica; A Inerrância das Escrituras.
"A Bíblia, em sua essência, é a Palavra de Deus; não contém erros de qualquer natureza, graças à sua plena inspiração, sob supervisão do Espírito Santo. Essa é uma declaração irrefutável. Não pode ser posta em dúvida. Os descrentes querem, a todo o custo, apontar erros nos textos bíblicos. No entanto, como se trata de um Livro de natureza espiritual, inspirado por Deus, não pode conter erros, em seu conteúdo. Pode haver falhas nas traduções, nas interpretações ou na sua apresentação gramatical, visto que, tendo sido escrita em linguagem antiga, no hebraico e no grego, além de expressões breves no aramaico, é possível observar-se algumas falhas em termos de grafia ou de tradução. (A inerrância da Bíblia – CPAD).

Certo escritor, em sua vaidade, resolveu ler a Bíblia, com o objetivo de mostrar que ela estaria eivada de erros e contradições. Seria para ele o ápice de sua sabedoria humana. No entanto, após folhear e ler a Bíblia, acabou verificando que, em vez de descobrir os erros em suas páginas, estas sim, abriram-se qual espelho da alma e mostraram seus erros e pecados. As palavras escritas, mesmo na Bíblia, podem sofrer alguma alteração lingüística, a ponto de apresentar possíveis distorções ou discrepâncias. Mas a Bíblia, enquanto Palavra de Deus, como “espírito e vida” (Jo 6.63), não contém qualquer erro ou falha.(A inerrância da Bíblia – CPAD)

A infalibilidade da Bíblia decorre do fato de ser um livro de origem divina, pela inspiração e revelação do Espírito Santo; e por ser um livro cuja mensagem, em termos de história, profecia, e escatologia, têm a supervisão divina. Diz a Palavra: “E disse-me o Senhor: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir” (Jr 1.12). A Bíblia é infalível porque é Deus quem garante sua veracidade e cumprimento. Deus vela por Ela. Ainda que, por permissão do próprio Deus, há tantos adversários da Bíblia, o Senhor vela para que a mensagem bíblica se cumpra de modo cabal e perfeito. Deus, Soberano do universo, tem o pleno controle dos fatos e dos homens, de tal forma que, queiram ou não, os acontecimentos confirmam as afirmações e previsões, constantes da Bíblia. A inerrância é condição indispensável para que a Bíblia seja infalível.

Para o homem herege, ateu, materialista, tais razões não fazem sentido. E isso é natural. A Bíblia acentua a incapacidade de o homem natural não absorver a mensagem de Deus. Diz Paulo: “Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente” (1 Co 2.14). Para o homem espiritual, no entanto, a Bíblia é objeto do seu amor e reflexão. “Oh! Quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia!” (Sl 119.97). (A inerrância da Bíblia – CPAD)

Autoria divina da Bíblia, para o cristão verdadeiro, garante sua inerrância e infalibilidade. É objeto de sua fé. Às vezes, essa fé atinge feição radical. Lembro-me de, quando estava lecionando na universidade, fui abordado por um professor e advogado muito conhecido na cátedra e na comunidade. Ele era ateu positivista, adepto das idéias de Augusto Comte; materialista e admirador de Darwin. E me disse: “Professor, eu não entendo vocês, os crentes. Há evangélicos que são tão extremistas, que uma senhora, de sua igreja, que trabalha em minha casa, fez uma afirmação absurda, que nos faz até rir. Eu lhe indaguei se ela cria, realmente, que a baleia havia engolido Jonas. Ela respondeu que sim. Mas eu lhe expliquei que a garganta da baleia é tão estreita que não permite passar um homem. Só podem passar por ela pequenos peixes. Ela parou, me escutou, e respondeu: ¾ ‘Professor, se a Bíblia disser que Jonas engoliu a baleia, ainda assim eu creio nela!’” Na sua simplicidade, aquela humilde serva de Deus procedeu de acordo com a Bíblia, que diz: “Responde ao tolo segundo a sua estultícia, para que não seja sábio aos seus olhos” (Pv 26.5). (A inerrância da Bíblia – CPAD)

Mas o cristão consciente e fiel aos ensinos da Bíblia, pode e deve argumentar com toda a segurança sua convicção na inerrância e infalibilidade do Livro Sagrado. Diz Paulo que devemos oferecer a Deus o “culto racional” (Rm 12.1), ou seja, uma crença e uma adoração que tem razão de ser; que tem muitas razões de ser, na verdade. Devemos crer, como Lutero: “Quando as Escrituras falam, Deus fala”.2 É um postulado da fé. Ou a Bíblia é inerrante ou Deus não existe. Pois toda a sua mensagem, do primeiro ao último livro, parte do princípio sagrado da existência do Ser Supremo que criou todas as coisas, a vida, e os seres vivos, incluindo o homem, e resolveu transmitir ao ser criado a sua vontade soberana, através da mensagem escrita, em livros que, durante 1600 anos, foram reunidos na Bíblia. Com fé inabalável (Sl 125.1), cremos que Deus existe e fala conosco, os crentes, e para os homens, através da Bíblia Sagrada. (A inerrância da Bíblia – CPAD)

Diz a Bíblia: “Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo” (2 Pe 1.21). O cristão verdadeiro crê que a Bíblia é a infalível Palavra de Deus. E pode ser confortado com a afirmação bíblica de que os escritores-autores, dos Livros Sagrados, não produziram textos com objetivos comerciais de venda de livros ou de artigos como acontece hoje em todo o mundo. Não. Eles escreveram os textos, quando ainda não havia a imprensa. Os livros, escritos em pergaminhos ou papiros, eram escritos de forma artesanal, à mão. Muitas vezes à luz de lampiões, ou velas. Eram os manuscritos que se tornaram peças de valor inimaginável, ao receber a pena com tinta, transcrevendo a mensagem inspirada por Deus. (A inerrância da Bíblia – CPAD)

Podem os críticos argumentar que as muitas cópias dos manuscritos contém muitos erros ou discrepâncias, e, por isso, a inerrância da Bíblia estaria prejudicada. Mas “A inerrância é atribuída apenas aos manuscritos originaisdos vários livros da Bíblia; não é asseverada a respeito de qualquer cópia específica daqueles livros que sobreviveram até nosso tempo”3 (grifo nosso).
Kenneth S. Kantszer afirmou: É possível sustentar que Deus poderia ter impedido os autores da Bíblia de cometer erros, tirando-lhes a liberdade e a condição de seres humanos; entretanto, os evangélicos jamais afirmaram tal coisa. Antes, a Bíblia é produto totalmente humano, e totalmente divino. Como produto divino, a Bíblia detém autoridade absoluta sobre a mente e o coração dos crentes. Como produto humano, mostra em si mesma todas as características essenciais da composição humana. Sem dúvida, Deus poderia ter-nos dado uma Bíblia escrita na perfeita linguagem do céu; nesse caso, porém, quem a poderia entender? Deus preferiu comunicar-nos sua vontade mediante o canal imperfeito da linguagem humana, com todas as suas possibilidades de má compreensão e má interpretação. (A inerrância da Bíblia – CPAD)"

Leia o estudo na integra: A Inerrância das Escrituras - CPAD

7 comentários:

"LABAREDAS DE FOGO" disse...

A maioria dos pastores que se formam em nossos dias terminam seus seminários não crendo nas Inerrância das Escritura. Eles não crêem que a Bíblia é a Palavra de Deus. Mesmo que eles te digam que não é bem assim; mas é isso mesmo que é verdade.

Por ser assim a Inerrância das Escrituras é mais importante do que qualquer 11/9 ou outra coisa qualquer.

"LABAREDAS DE FOGO" disse...

Esses críticos da Palavra de Deus, começão atacando o início Gênesis; para atingir o fim Apocalipse!

Os estudantes desses seminários começão propagar essas críticas e para de estudar os livros apocalípticos

"LABAREDAS DE FOGO" disse...

É nessa postagem que eu mais me alegraria em receber comentário. Mas, para minha tristeza e para a defesa da fé isso não está acontecendo.

"LABAREDAS DE FOGO" disse...

(Sola Scriptura). Quando você considera que Deus é Todo-Poderoso, onisciente e compassivo, sabe que ele nunca criaria um Plano de Salvação confuso, difícil de compreender, ou que requeresse explicações dos líderes espirituais. Realmente, as Escrituras ensinam esse fato repetidamente.

Considere estas Escrituras:

"A lei do SENHOR é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do SENHOR é fiel, e dá sabedoria aos símplices." [Salmos 19:7].

"LABAREDAS DE FOGO" disse...

Obviamente, Deus espera que os "símplices" compreendam as Escrituras. Observe que não há inferência que as pessoas não possam compreender as Escrituras por si mesmas:

"A entrada das tuas palavras dá luz, dá entendimento aos símplices." [Salmos 119:130].

"Provérbios de Salomão... para dar aos simples, prudência, e aos moços, conhecimento e bom siso." [Provérbios 1:1,4].

"Por esta causa eu, Paulo, sou o prisioneiro de Jesus Cristo por vós os gentios. Se é que tendes ouvido a dispensação da graça de Deus, que para convosco me foi dada... Por isso, quando ledes, podeis perceber a minha compreensão do mistério de Cristo." [Efésios 3:1-2,4].

"LABAREDAS DE FOGO" disse...

Em 1 Pedro 2:5 e 9, todos os santos são chamados de "sacerdócio real". A Nova Aliança de Jesus Cristo aboliu o sacerdócio do Antigo Testamento [Hebreus 7:11-25 e 8:5-13], cancelou a Velha Aliança e aboliu todos os sacerdotes. Deste ponto em diante, não há mais sacerdotes para "interpretarem" as Escrituras, as pessoas devem ler e compreender a linguagem simples das Escrituras.

Sendo tudo isso verdade, e como Deus espera que os homens e mulheres de todas as idades ouçam ou leiam sua Palavra e compreendam sua linguagem simples, então devemos esperar que ele tome grande cuidado para proteger sua Palavra da contaminação ou da má interpretação. De fato, Deus tomou medidas para evitar esse tipo de corrupção. Considere as seguintes Escrituras:

"Não acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do SENHOR vosso Deus, que eu vos mando." [Deuteronômio 4:2].

"Tudo o que eu te ordeno, observarás para fazer; nada lhe acrescentarás nem diminuirás." [Deuteronômio 12:32].

"Toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele. Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso." [Provérbios 30:5-6].

"LABAREDAS DE FOGO" disse...

Observe que quem faz acréscimos à Palavra pura de Deus é chamado de "mentiroso".

"Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; e, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro." [Apocalipse 22:18-19].