segunda-feira, 25 de outubro de 2010

"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida" - Centro da Vontade Humana

O povo da atualidade geralmente considera que o cérebro é o centro diretor da atividade humana. A Bíblia, no entanto, refere-se ao coração como esse centro; “dele procedem as saídas da vida”;

"O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca" ( Lc 6.45)

Biblicamente, o coração pode ser considerado como algo que abarca a totalidade do nosso intelecto,emoção e volição

"E dizia: O que sai do homem isso contamina o homem. Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem" (Mc7.20-23)

Leia antes  o coração é o centro das emoções


Por fim, o coração é o centro da vontade humana.

Lemos nas Escrituras a respeito do coração endurecido que se recusa a fazer que Deus ordena
"E disse o Senhor a Moisés: Quando voltares ao Egito, atenta que faças diante de Faraó todas as maravilhas que tenho posto na tua mão; mas eu lhe endurecerei o coração, para que não deixe ir o povo" (Êx 4.21)
do coração submisso a Deus
"Deitai, pois, agora, fora aos deuses estranhos que há no meio de vós, e inclinai o vosso coração ao Senhor Deus de Israel" (Js 24.23)
do coração que decide fazer algo para Deus
"Também Davi meu pai teve no seu coração o edificar uma casa ao nome do Senhor Deus de Israel" (2Cr 6.7)
do coração que se dedica a buscar o Senhor
"Disponde, pois, agora o vosso coração e a vossa alma para buscardes ao Senhor vosso Deus; e levantai-vos, e edificai o santuário do Senhor Deus, para que a arca da aliança do Senhor, e os vasos sagrados de Deus se tragam a esta casa, que se há de edificar ao nome do Senhor" (1Cr 22.19)
do coração que deseja receber as bençãos do Senhor
"O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome" (Sl 21.1-3)
do coração inclinado aos estatutos de Deus
"Inclina o meu coração aos teus testemunhos, e não à cobiça" (Sl 19.36)
e do coração que deseja fazer algo pelos outros
"IRMÃOS, o bom desejo do meu coração e a oração a Deus por Israel é para sua salvação" (Rm 10.1)
Todas essas atividades ocorrem na vontade humana.

adaptação do estudo O Coração (BEP, pag. 933)

2 comentários:

José Luiz disse...

Graça e paz! Gostaria de fazer parceria com seu blog, com troca de banners e um seguir o outro, já me tornei seu seguidor, agora aguardo por você, um forte abraço.

Jesus está voltando, prepara-te!
http://joseluizbans.blogspot.com/

"LABAREDAS DE FOGO" disse...

Confesso a minha preguiça nessa questão. mas assim que fizer um banner poderemos trocar.

Estou indo ao seu blog e serei seu seguidor com muito prazer.

A Paz do Senhor!